quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Departamento Infanto-juvenil apoia Federação de Jovens em Retiro

Neste retiro reunimos os pequeninos que acompanhavam seus pais  e aprendemos um pouquinho mais sobre a história de Jonas e o grande peixe. Segue a programação.

PROGRAMAÇÃO CRIANÇAS



Sexta-feira:
Recreação






Sábado:
Boas-vindas com Fillomena

As crianças foram recepcionadas pela Filló, com musiquinhas, brincadeiras e oração






História bíblica: 
Jonas e o grande peixe

Versículo que foi guardado no coração: 
Salmos 119:2

 Destacar o versículo de acordo com a história valendo aí sua criatividade: em mural, cartazes, varal, e é claro com imagens e figuras de peixinhos.


 Ao memorizar o versículo a professora deverá ler primeiramente em voz alta e vagarosamente. Após pedir para que os alunos repitam parte por parte. Isto deverá ocorrer em vários momentos das atividades. Brinque no varal embaralhando as partes pedido para que as crianças ordenem os versículos.









Para iniciar a história fizemos algumas indagações para que as crianças refletissem e já pensassem o que aconteceria na narrativa da história:

1- Você já fugiu dos seus pais ou professora?
2- Você se sentiu bem?
3- Quais foram as consequências?

A história conta sobre um homem que fugiu para longe de Deus e sofreu consequências disto.

Com os visuais em tamanho grande foi feita a narração ( Neste momento você deve entrar na história, contando com entusiasmo e passando todas as emoções dos personagens coloque ou escreva atrás do cartaz com a ilustração para facilitar a narração)


Figura 2: Certo dia Deus disse à Jonas: Se arrume e vá na cidade de Nínive. com os moradores de lá, porque a maldade daquela gente não me agrada nem um pouco.

Figura 3: Jonas se aprontou, mas...

Figura 4: Para fugir, não obedecendo ao que Deus havia lhe pedido.

Figura 5: Indo então em direção contrária. Ele desceu a Jope


Figura 6: Encontrou um navio que estava indo para outro lugar. Pagou a passagem e embarcou para tentar se esconder de Deus.


Figura 7: Mas Deus que sabe de todas as coisas mandou um forte vento, e houve uma tempestade no mar. Era tão forte e violenta, que o navio estava em perigo. Os marinheiros ficaram com muito medo e gritavam por socorro, cada um ao seu deus. E, para que o navio ficasse mais leve, jogaram a carga no mar. 

Porém, Jonas tinha descido ao porão e ali havia se deitado e caído num sono profundo. O capitão do navio o encontrou ali e disse:
- Como é que você está aí dormindo? Levante-se e peça socorro ao seu Deus. Pode ser que ele tenha pena de nós e não deixe a gente morrer. Os marinheiros disseram uns para os outros: -Vamos tirar a sorte para descobrir quem é o culpado de estarmos neste perigo. Eles fizeram isso, e o nome de Jonas foi sorteado.

Figura 8: Então lhe perguntaram: -Quem é o culpado de tudo isto? E o que está fazendo aqui? Eu sou hebreu - respondeu Jonas - e adoro a Deus, o Deus do céu e da terra. Em seguida Jonas contou que estava fugindo de Deus. Aí os marinheiros ficaram mais apavorados ainda e disseram: - Veja só o que você fez! A tempestade piorava cada vez mais e os marinheiros perguntaram a Jonas: - Que devemos fazer para que o mar se acalme? Jonas respondeu: - Se vocês me jogarem no mar, ele ficará calmo, pois eu sei que foi por minha culpa que esta terrível tempestade caiu sobre vocês.

Figura 9: Em vez de fazerem isso, os marinheiros começaram a remar com toda a força, tentando levar o navio para a praia, porém não conseguiram nada. Então oraram bem alto assim: - Oh Deus, não nos castigue com a morte, por tirarmos a vida deste homem. Em seguida os marinheiros pegaram Jonas e o jogaram no mar, e logo o mar se acalmou.


Figura 10: Eles ficaram com tanto medo do Deus Eterno, que lhe ofereceram um sacrifício e lhe fizeram promessas. Deus ordenou que um grande peixe engolisse Jonas e ele ficou dentro do peixe 3 dias e 3 noites.


 Figura 11: Então Jonas, de dentro do peixe, orou à Deus.



 Figura 12: Pela segunda vez Deus disse à Jonas: - Apronte-se  e vá a cidade de Nínive e anuncie ao povo de lá  a mensagem que eu vou dar a você. Jonas se  aprontou e foi à Nínive como Deus havia ordenado, então começou a anunciar:


Figura 13: Dentro de 40 dias Nínive será destruída se o povo continuar sendo mal. Então os moradores de Nínive creram em Deus e resolveram que cada um deveria jejuar para mostrar que estavam arrependidos de seus pecados. 
Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então muito feliz não castigou a cidade como havia dito.



Aplicações para 
minha vida: 
O que esta história tem haver comigo? 





Destacar em cartazes cada aplicação e realizar a leitura para as crianças:

1- Jonas foi desobediente a Deus. Ele não foi à Nínive, mas foi foi na outra direção. Por causa disso, passou 3 dias e 3 noites  dentro de um peixe. Você precisa obedecer a Deus para evitar  dificuldades que possam acontecer por causa das suas ações.

2- Os habitantes da cidade de Nínive abandonaram os seus maus caminhos. Eu devo reconhecer que Deus me ama. Ele quer que eu seja uma pessoa de boas atitudes. 



Atividades e brincadeiras

 As atividades de registros foram feitas em uma pequena apostila montada com as atividades que seguem abaixo:











** GALERIA DE FOTOS **
Os baixinhos realizando as atividades






































Louvor: 

 Cantamos muitos louvores ao Nosso Deus. Dentre eles estavam os seguintes:


- Bom dia com alegria
- Cama elástica 

- Hoje é sábado dia feliz     
- O barco balançou

- Quero Te obedecer       
- É bom é muito bom    

 - Se o seu coração 
- Boneca de lata 
- Homenzinho torto


Se você ficou interessado, peça-nos através de e-mail que enviaremos estas músicas.



** MAIS FOTOS **
Nosso pequeninos louvando ao Senhor













Vídeo: 
O barco balançou
(Aline Barros para Crianças) 


Filminho: 
Jonas





Atividades e brincadeiras

Nossa brincadeira após a história foi da pescaria. Separou-se grupos de acordo com a faixa etária e cada criança respondia conforme o número que estava atrás do peixinho que havia pescado.Segue as perguntinhas:

1- Onde Deus mandou Jonas ir pregar?

2- Jonas obedeceu? Por quê?

3- O que aconteceu quando Jonas estava no barco?

4- O que aconteceu quando Jonas foi jogado no mar?

5- Quantos dias e quantas noites Jonas ficou dentro do grande peixe?


 6- Finalmente Jonas estava pronto para obedecer a Deus. O que Deus mandou o peixe fazer?

7-Na praia Deus mandou Jonas ir pregar em Nínive. Agora, o que Jonas fez?

 8-Como você pode obedecer à Deus?




         


 Como preparar a pescaria?

Escolha uma caixa de papelão grande, decore ao redor com E.V.A  azul claro e ondinhas com E.V.A azul escuro. Encha a caixa com areia. Conforme o modelo  faça vários peixinhos coloridos de E.V.A e escreva atrás (com canetinha para retroprojetor)  os números de acordo com  as perguntas. Cole um pedaço de ímã também atrás com cola quente.



Quanto as varinhas, utilize palitos de churrasco, um pedaço de barbante e um pedaço de ímã. Amarre o barbante no palito e prenda o ímã com cola quente na outra ponta do barbante.
Lembre-se de colar os ímãs para que tanto a parte negativa como positiva possam grudar uma na outra.



Outro modelinho com clipes
Na  parte avulsa coloque as perguntinhas


Adicionar legenda

Fixe os peixinhos na areia e é só brincar a vontade.
As crianças gostam e é muito divertido.


Mais um modelinho

Que gracinha, para decorar um painel, pratos de papel


 





   


                     
            

               

Gincana: 
montando o versículo estudado


 Separamos as crianças em dois grupos, dando a cada grupo uma cor de bexiga.

Dentro de cada bexiga havia uma palavra do versículo estudado, memorizado e guardado no coração: "OBEDEÇAM A DEUS COM TODO O CORAÇÃO." Salmos 119:2. Sendo o total de 10 partes, uma em ca bexiga: OBEDEÇAM - A - DEUS- COM- TODO- O -CORAÇÃO-SALMOS-119-2.

As crianças encheram as bexigas, com ajuda deram o nó.

 Ao sinal da professora cada grupo estourou suas bexigas e montou o versículo.

Ganhou o grupo que terminou primeiro.


 Estoura balões
Em um outro momento novamente separou-se as crianças em dois grupos cada grupo com uma cor de bexiga, encheram deram o nó com ajuda e amarraram um pedaço de barbante na bexiga e no tornozelo.
 



Ao som da música (Eu quero te obedecer,
 Fernandinho para menores) os grupos
se espalharam  e tentaram estourar os balões do grupo adversário. Vencendo é claro, o grupo que ficou com mais integrantes, com os balões cheios.




Domingo
Brincadeiras ao ar livre com a Fillomena

Lenço Atrás

Bolinhas de Sabão

Caçador


Enchendo as garrafas




 Agradecemos a Deus e a todos que colaboraram para o crescimento espiritual de nossos pequeninos! 



Deus abençõe a todos!!!
Com carinho, 
Tia Giselle e Tia Priscilla

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Tia Giselle e Tia Priscilla
    Que trabalho lindo que vocês estão fazendo com as crianças.
    Quanta criatividade, dedicação e zelo!
    Deus seja louvado e que esse ministério seja cada vez mais abençoado! Assim como cada dia seja mais abençoada a vida de vocês!
    Com carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Alessandra, agradecemos! Quando somos chamados por Deus devemos sempre dar o nosso melhor! E nossos pequeninos merecem! Abraços, Tia Gi e Tia Pri

      Excluir