quinta-feira, 28 de julho de 2011

Educação Cristã

A educação é um processo amplo e contínuo do ser humano, que envolve não só a formação do aspecto cognitivo, mas de todo o ser, e compreende o desenvolvimento da personalidade, sentimentos, percepções e relacionamentos. Esse processo visa não só o crescimento individual, mas também coletivo, a fim de que o indivíduo possa interagir, relacionar-se e participar socialmente, em benefício da comunidade a que pertence.
         O conhecimento dos princípios cristãos, desenvolvidos através do processo da educação cristã, tem como base os ensinamentos bíblicos, visando o crescimento espiritual das pessoas e o fortalecimento na fé. Para tanto, busca nas próprias Escrituras princípios para tal crescimento e fortalecimento. Esses princípios estão contidos nas narrativas que encontramos na Bíblia, sob o formato de histórias, parábolas e poesias. Entretanto, se esse conhecimento não estiver aliado à nossa vivência cotidiana, pouco pode acrescentar. O educador cristão que aproveita as oportunidades, levando o aluno à compreensão de tais princípios, ajuda-o a vivenciá-los a partir da própria sala de aula. Essas oportunidades podem aliar informações ao conhecimento, bem como a compreensão do significado desses princípios na vida do cristão.
         A educação cristã, ao se preocupar em ajudar o aprendiz a colocar em prática os princípios bíblicos, está contribuindo para que desenvolva a capacidade de se comunicar bem, com clareza, procurando soluções como cristão e cidadão.
         A educação cristã coopera para o desenvolvimento do ser como um todo desde a infância, criando oportunidades para que expresse suas emoções, o belo, sua imaginação, sua arte, seu próprio corpo, valorizando assim o indivíduo. Também é uma forte aliada da família, pois orienta os pais na criação de seus filhos, procurando incutir-lhes uma boa compreensão de mesmos.

“Mais do que preparar crianças para uma determinada sociedade, o problema será, então, fornecer-lhes constantemente forças e referências intelectuais que lhes permitam compreender o mundo que os rodeia e comportar-se nele como atores responsáveis e justos”
(Por Jacques Delors em Educação, um tesouro a descobrir)


Fonte: Livro Educação Cristã – Curso Vida Nova de Teologia Básica

Nenhum comentário:

Postar um comentário